Fabril Esporte Clube foi fundado em 2 de setembro de 1932, com equipe formada por funcionários da Cia Fabril Mineira com objetivo de proporcionar momentos de lazer para os colaboradores e suas famílias.
O campo para os jogos foi construído em terreno da própria empresa e pouco tempo depois teve de ser reestruturado para receber o público.
Este foi o embrião do clube que nas décadas seguintes se incorporou à própria história de Lavras, com passagens que marcaram o esporte local, regional e estadual e deixaram um legado que resiste ao tempo.
Agora, prestes a completar 90 anos de fundação, o alvinegro lavrense está prestes a abrir uma nova e gloriosa página de sua história rumo ao centenário do clube.
Muitos desafios já foram superados e novas etapas estão sendo planejadas para que o Fabril volte a brilhar nos campos ao lado de sua enorme e apaixonada torcida.
Fabril sempre foi destaque nos campeonatos municipal e regional a partir da década de 1940
Até o final dos anos 1980, foram realizadas competições como o Campeonato da Liga Esportiva de Lavras, Campeonato Regional da Liga Esportiva de Lavras, Torneio Início, Torneio Geraldo Moreira dos Santos, Taça Cidade de Lavras, Taça da Amizade e Taça Jorge Paiva.
Participaram das competições as equipes do Fabril Esporte Clube, Associação Olímpica de Lavras, Associação Atlética Ferroviária, Ferroviário Esporte Clube Ribeirense, Bangu (Ribeirão Vermelho), Independente (Perdões), América (Itumirim), Milionários, Tabajara e Itutinga.
O Fabril foi a equipe com o segundo maior número de títulos conquistados, nove no total. Entre eles, os troféus da Taça Cidade de Lavras (1944) dos campeonatos da Liga Esportiva de Lavras de 1953 e 1958; o Torneiro Amizade (1956); o Torneio Geraldo Moreira dos Santos (1957); e os campeonatos regionais da LEL de 1979, 1980, 1981 e 1987.
Em 1988, o Fabril conquista o Campeonato Mineiro do interior
No dia 31 de julho de 1988, o Fabril Esporte Clube sagrou-se Campeão Mineiro do Interior, título mais importante da história do alvinegro lavrense. O feito deixou registrado definitivamente o nome do clube num lugar de destaque na memória do futebol mineiro e tornou-se motivo de orgulho para esporte em Lavras.
A conquista foi o ponto alto de uma década de ouro para o Fabril, marcada ainda pela conquista do Módulo II do Campeonato Mineiro de 1984, por um 5º lugar geral no Campeonato Mineiro de 1986 e pela disputa do Campeonato Brasileira da Série C de 1989.
Na campanha histórica de 1988, o Fabril chegou a ficar invicto por dez partidas, marcou 30 gols, sendo dois deles na vitória de 2 x 0 sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão. Teve ainda recorde de público com 12 mil pessoas em jogo como mandante e encarou de frente todos os adversários, como na vitória por 6 X 0 sobre o Uberaba.
Na grande decisão pelo título, o Fabril derrotou o Valeriodoce por 1 x 0 em partida disputada no Estádio Cel. Juventino Dias, para o delírio da torcida. Em campo, os heróis Júlio César; Amarildo (Beca), Cláudio, Tobias, Rogério; Cartola, Chimbica (Jefferson), Geovane; Mauro, Edilson e Betinho garantiram o troféu sob o comando do técnico Brandão.