Em 9 de junho de 1957, o Fabril recebeu o Santos Futebol Clube para um jogo que se tornaria histórico. A partida seria a primeira do jovem Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, como jogador profissional da equipe paulista em Minas Gerais.
A então jovem promessa de apenas 16 anos assinalou quatro dos sete gols do time santista, que venceu o embale pelo placar de 7 x 2, sendo os gols do Fabril marcados pelo saudoso Alfredo Scheid Lopes, o Alfredão, o zagueiro artilheiro dono da camisa 4 do alvinegro lavrense.
No ano seguinte à partida, Pelé conquistava sua primeira Copa do Mundo jogando pela Seleção Brasileira ao lado de Garrincha, Vavá, Didi, Nilton Santos e companhia, iniciando a trajetória que o tornaria o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Em Lavras, além das histórias em torno do jogo, em especial sobre a impossibilidade de Alfredão e seus companheiros de marcarem Pelé, ficou o registro histórico daquela partida que deixou marcado a estreia do rei do futebol nos gramados mineiros e também a participação do Fabril nesta passagem histórica.