No dia 31 de julho de 1988, o Fabril Esporte Clube sagrou-se Campeão Mineiro do Interior, título mais importante da história do alvinegro lavrense. O feito deixou registrado definitivamente o nome do clube num lugar de destaque na memória do futebol mineiro e tornou-se motivo de orgulho para esporte em Lavras.
A conquista foi o ponto alto de uma década de ouro para o Fabril, marcada ainda pela conquista do Módulo II do Campeonato Mineiro de 1984, por um 5º lugar geral no Campeonato Mineiro de 1986 e pela disputa do Campeonato Brasileira da Série C de 1989.
Na campanha histórica de 1988, o Fabril chegou a ficar invicto por dez partidas, marcou 30 gols, sendo dois deles na vitória de 2 x 0 sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão. Teve ainda recorde de público com 12 mil pessoas em jogo como mandante e encarou de frente todos os adversários, como na vitória por 6 X 0 sobre o Uberaba.
Na grande decisão pelo título, o Fabril derrotou o Valeriodoce por 1 x 0 em partida disputada no Estádio Cel. Juventino Dias, para o delírio da torcida. Em campo, os heróis Júlio César; Amarildo (Beca), Cláudio, Tobias, Rogério; Cartola, Chimbica (Jefferson), Geovane; Mauro, Edilson e Betinho garantiram o troféu sob o comando do técnico Brandão.